Geomarketing e Inteligência de Mercado

Na maioria das vezes, o Geomarketing está implícito nas áreas de Vendas, Trade e Marketing das empresas e indústrias, embora de forma nem sempre premeditada. Essas organizações sempre sentiram a necessidade de dividir os seus mercados em zonas, ou seja, empiricamente, reconhecem a necessidade de lidar, de forma distinta, com mercados geográficos de diferentes características. No entanto, a segmentação geográfica geralmente não permite uma divisão correta do Mercado, uma vez que esta nem sempre coincide com as fronteiras físicas ou políticas.

Informações estratégicas como, por exemplo, o tamanho do mercado ou o perfil do público alvo, somente trazem valor real à empresa quando são traduzidas em ações que podem ser mensuradas, planejadas e implementadas. A Inteligência Competitiva busca, de uma forma geral, identificar tendências do mercado e acompanhar as ações da concorrência, a fim de produzir um diferencial estratégico. Trata-se de um processo dinâmico de coleta e análise de informações de serviços e produtos, ofertados pela empresa e seus concorrentes.

A análise de informação de Marketing através do uso de Geotecnologias tem como principal vantagem um aumento substancial da eficiência e eficácia na tomada de decisões, possibilitando o refinamento da Segmentação Geográfica a um nível micro e o conhecimento dos locais de maior potencial de consumo de um produto ou serviço, de forma a explorar melhor os atuais clientes e aumentar a capacidade de atrair muitos outros.

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Objetivo

O curso de Geomarketing e Inteligência de Mercado visa capacitar os profissionais a utilizar dados e informações de Mercado para planejar e implementar ações estratégicas nas organizações, como:

- Adaptar a oferta de produtos às características de uma dada zona/segmento de mercado ou da área de influência de um determinado ponto de venda.

- Adaptar o preço de produtos consoante a estratégia de vendas para uma dada zona/segmento (aumentando a quota de mercado ou a rentabilidade).

- Definir os objetivos de venda realísticos e maximizar oportunidades de crescimento em função do grau de atratividade de cada zona/segmento.

- Otimizar o investimento em infraestrutura (pontos de venda e pontos logísticos) através do estudo da localização ideal desses pontos em função da distribuição geográfica dos clientes e da concorrência.

- Otimizar as rotas de visita a clientes (definir territórios de venda e assistência técnica).

- Reduzir os custos e aumentar a eficiência de uma campanha publicitária através de publicidade direcionada e adaptada a uma dada zona/segmento.
Encontros presenciais em Salvador com transmissão ao vivo para o Brasil. Serão aulas expositivas, estudos de casos, trabalhos individuais e exercícios interativos de vivências profissionais como métodos de integração entre a teoria e a prática.

Conteúdo

  • Introdução ao Geomarketing (20H)
  • Economia Regional (20H)
  • Estatística Descritiva (20H)
  • Introdução ao Marketing de Varejo (20H)
  • Cartografia Digital (20H)
  • Banco de Dados Geográficos (20H)
  • Sistemas de Informações Geográficas - SIG (20H)
  • Bases de Dados e Mapeamento de Indicadores Socioeconômicos (20H)
  • Big Data - Aplicações em Geomarketing (20H)
  • Gestão de Tecnologia da Informação (20H)
  • Análises Espaciais (20H)
  • Estatística Espacial e Geoestatística (20H)
  • Business Intelligence - BI (20H)
  • Estatística Multivariada (20H)
  • Ferramentas Digitais de Gerenciamento e Planejamento (20H)
  • City e Site Location (20H)
  • Público Alvo

    Profissionais de Marketing, Gestores, Engenheiros, Geógrafos, Administradores de Empresas, Economistas e demais profissionais que atuam ou desejam atuar na área de Geomarketing e Inteligência de Mercado.

    Duração do curso

    Certificação

    Profissionais de Marketing, Gestores, Engenheiros, Geógrafos, Administradores de Empresas, Economistas e demais profissionais que atuam ou desejam atuar na área de Geomarketing e Inteligência de Mercado.

    Investimento

    Integral:  R$ 120 (matrícula) + 24x R$ 650 (boleto)
    
    - 20% OFF de pontualidade: R$120 (matrícula) + 24x R$520 (boleto)
    
    *Descontos especiais para profissionais adimplentes CREA, MÚTUA e ASEAB
    
     *5% de desconto por cada matrícula indicada pelo aluno

    Coordenação

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    Professores

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    Outras informaões

    Local de Realização: 
    Aulas presenciais em Salvador na sede do iQuali - Av. Tancredo Neves, nº 2539, Ed. CEO Salvador Shopping, Torre Nova Iorque, Sala 309/310, Caminho das Árvores. CEP 41.820-021
    
    Aulas ao vivo - Zoom Meet 
    
    Observações:
    – O curso pode ser adiado ou cancelado, caso não haja o número mínimo de inscritos.
    - É necessário que o aluno tenha seu próprio notebook para as aulas práticas de laboratório.
    - O curso pode não ser oferecido, caso não haja o número mínimo de 25 inscritos.
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    Excelente experiência! Consegui absorver muito conteúdo, tive aula com os melhores professores! iQuali é nota 10!
    Larissa Félix

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